12 de agosto de 2025

40 anos da Angeza: aspirações, aprendizados e o que esperamos de 2026

Quando falamos dos 40 anos da Angeza e do que esperamos para 2026, costumamos dizer que estamos vivendo um momento excepcional. Poucas empresas chegam a quatro décadas de história, e isso só acontece porque, ao longo do caminho, tivemos muito mais acertos do que erros.

Passamos por diferentes ondas e ciclos. Enfrentamos dificuldades, crises e mudanças de mercado. Mas também vivemos muitas conquistas. E uma coisa é certa: nenhuma empresa permanece 40 anos no mercado sem credibilidade. Foi a credibilidade que nos trouxe até aqui, e ela continua sendo o nosso maior patrimônio. O mercado percebe isso. Os nossos clientes credores percebem isso.

Desde o início, a Angeza sempre teve como princípio evoluir, crescer e estar presente no mercado de forma consistente, sólida e responsável. E quando falamos em crescimento, não estamos falando apenas de faturamento. Crescimento também é humano. É ver as pessoas se desenvolvendo, crescendo profissional e pessoalmente.

Ficamos verdadeiramente felizes quando vemos um colaborador comprando um carro, uma casa ou realizando uma viagem. Porque o crescimento precisa ser orgânico. Todos precisam crescer juntos. A empresa cresce, as pessoas crescem. Esse é um valor fundamental para nós.

A empresa cresce quando as pessoas crescem juntas

O nosso desafio para 2026 é seguir evoluindo. Evoluir em tecnologia, em sistemas e em processos, mas, principalmente, em pessoas. Treinamento, desenvolvimento e clareza de responsabilidades são essenciais. Cada pessoa precisa entender a importância do seu papel dentro do negócio e o impacto que gera diariamente.

Além de investir no humano, queremos mostrar isso ao mercado com entusiasmo, alegria e verdade. E, ao mesmo tempo, sermos gratos por tudo o que construímos até aqui.

Acreditamos muito nas pessoas. Acreditamos no nosso time e na capacidade que ele tem de entregar os resultados que buscamos e que o mercado exige. Atuamos em um mercado competitivo e disputado, e justamente por isso precisamos evidenciar o que temos de positivo. Há muita coisa boa acontecendo dentro da empresa e que merece ser compartilhada.

A nossa mente, muitas vezes, é treinada para olhar primeiro para o que não funciona. Mas se temos dez pontos, sendo oito positivos e dois que precisam evoluir, vamos falar dos oito positivos. Os dois a gente resolve, porque somos solucionadores.

Outro ponto essencial é a busca por harmonia. Harmonia entre equipes, departamentos, processos e relações. Usamos muito a metáfora da casa: a gente sente quando a casa está organizada e quando está bagunçada. Na empresa é a mesma coisa. Quando tudo está no lugar, o trabalho flui melhor, com menos correria e sobressaltos.

Para isso, precisamos ordenar prioridades. Prioridade não é tudo. Prioridade são duas ou três coisas, no máximo. Quando tentamos abraçar tudo, acabamos não resolvendo nada. Esse é um exercício diário que todos nós precisamos praticar.

A área de recursos humanos, juntamente com a liderança, tem um papel fundamental nessa jornada. Treinamento, alinhamento, desenvolvimento, gestão do tempo e clareza de processos. Precisamos investir cada vez mais na formação da base, não apenas das lideranças. Isso faz toda a diferença no dia a dia da operação.

Estrutura pronta para o próximo salto

Falando da empresa em si, costumamos dizer que as turbinas estão prontas para decolar. Temos uma infraestrutura sólida, um time robusto e qualificado e uma carteira de clientes credores de longa data — muitos com mais de 20 ou 30 anos de parceria.

Estamos ampliando nossa estrutura física em Caxias do Sul, com reformas importantes, preparando a empresa para celebrar os 40 anos da Angeza e receber nossos clientes, mostrando com clareza quem somos, como trabalhamos e onde queremos chegar.

Evoluir com foco em eficiência e eficácia

O cenário econômico também traz motivos para otimismo. A expectativa é de inflação mais controlada, redução da taxa de juros e maior circulação de dinheiro na economia. Isso estimula o consumo, aquece o mercado e impacta positivamente o nosso negócio e os nossos clientes.

Aqui na Angeza, seguimos firmes no nosso DNA: crescimento econômico, crescimento das pessoas e evolução constante dos sistemas e da tecnologia. Em 2026, queremos dar um salto importante na nossa operação de cobrança, acompanhando um mercado cada vez mais exigente.

Mas tudo isso depende de estarmos inteiros. Inteiros no tempo que dedicamos à empresa, inteiros nas relações e inteiros nas nossas responsabilidades. Quando harmonizamos processos, prioridades e pessoas, as entregas acontecem com mais naturalidade.

Também estamos avançando de forma estruturada no processo de sucessão. Um trabalho sério e planejado, que garante continuidade, maturidade na gestão e fortalecimento da empresa para o futuro.

Seguir evoluindo com propósito e visão de longo prazo

A mensagem que deixamos é simples e clara: precisamos valorizar o que construímos e acreditar. Acreditar na empresa, nas equipes, nos clientes e no futuro. Fortalecer o que é positivo, porque aquilo que cultivamos de bom retorna em forma de crescimento e oportunidades.

Seguimos juntos, mais presentes e mais próximos, compartilhando histórias, experiências e aprendizados desses 40 anos. Queremos estar cada vez mais próximos das equipes, contando sobre a evolução da nossa trajetória até aqui,  transmitindo vivências e aprendendo continuamente.

Queremos crescer, evoluir e melhorar todos os dias. Ser hoje melhores do que ontem e amanhã melhores do que hoje. Não queremos crescer sozinhos. Queremos crescer junto com os nossos colaboradores e com os nossos credores.

É com esse espírito que conduzimos a nossa jornada em 2026: com foco, equilíbrio, crescimento e muita confiança no que estamos construindo juntos. 

Vicente Geremia, CEO da Angeza