12 de agosto de 2025
Confira as principais tendências para o mercado de cobranças em 2025!
Hoje queremos falar um pouco das tendências no setor de cobranças para o próximo ano, fornecendo insights para empresas que querem se destacar e prosperar em 2025.
Sabemos que no mercado em que atuamos o planejamento estratégico deve sempre incluir inovações para alavancar o crescimento. Além disso, a análise de comportamento dos consumidores e do próprio cenário econômico deve ser pauta constante na agenda de uma assessoria de cobranças.
Automação e Inteligência Artificial (IA)
O avanço da IA e a automação de processos de cobrança, será ainda melhor e mais sofisticado, no próximo ano. Por meio de um processo bem desenhado, é possível ter análises preditivas, utilizando big data e analytics, de forma a entender o comportamento dos clientes em situação de inadimplência e personalizar abordagens de cobrança.
Outro ponto é a comunicação facilitada com ferramentas de IA, como os chatbots que auxiliam processos de cobrança de forma automatizada, melhorando a eficiência dos nossos serviços e por fim, a experiência do cliente.
Cobranças Omnichannel
O conceito de omnicanalidade será cada vez mais presente para oferecer um serviço sólido aos clientes.
É importante ter essa integração entre canais digitais e tradicionais e na Angeza temos: plataforma de cobranças, SMS, ligações e até mesmo mensagens no WhatsApp ou nas redes sociais.
Assim temos uma cobrança que deixa de ser impessoal, inconveniente e passa a ser personalizada e humanizada. Nossa ideia é dar o conforto no atendimento no formato, modelo e canal que o cliente deseja na hora de negociar.
Personalização no Relacionamento com o Cliente
A humanização do atendimento ao cliente será imprescindível para entender as reais necessidades de cada cliente em situação de inadimplência. Sempre tratamos cada caso com empatia e vamos continuar em 2025, já que isso gerou uma melhora significativa da recuperação de crédito e a visão das pessoas sobre a nossa empresa.
Queremos mencionar também o fato de que 2024 foi o ano das enchentes no Rio Grande do Sul que afetou a todos, sem distinção. Nos solidarizamos com a calamidade e fizemos o que estava ao nosso alcance, tendo a sensibilidade necessária no trato das cobranças.
Quando identificamos pessoas ou empresas que — mesmo nessa situação — desejavam quitar suas pendências, criamos estratégias e oferecemos uma abordagem individualizada e opções acessíveis de pagamento.
Nosso método de trabalho contribuiu para o sucesso e retomada do RS, mostrando que somos intencionais em recuperar relacionamentos praticando empatia e humanização.
Na Angeza, nossos times estão preparados para personalizar ofertas e planos de renegociação, considerando o histórico de pagamento, perfil, natureza da dívida, entre outros fatores.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
No próximo ano, uma das tendências no mercado de cobranças é a preocupação com o impacto social e isso levará à construção de soluções sustentáveis.
Acompanhando essa tendência, a Angeza quer continuar planejando pelas pessoas e para elas, principalmente dentro da empresa: nossas pessoas.
Criando um ambiente saudável para os colaboradores, temos a confiança de que isso se refletirá em cada atendimento e negociação. Seremos intencionais em evitar situações que acarretem o esgotamento emocional e faremos disso nossa prioridade em 2025.
A transparência e o respeito nas relações, continuará sendo um item obrigatório em todos os processos, bem como práticas éticas e sustentáveis dentro e fora da empresa.
A adoção de políticas mais verdes que respeitem o meio ambiente também terá um forte impacto nas decisões administrativas.
Regulação e Proteção de Dados
A confiança tem como um dos pilares, saber que a assessoria de cobranças acompanha as regulações e está sempre atualizada nesse assunto.
Além de buscar as melhores práticas no mercado, os dados dos clientes devem ser bem cuidados por meio de uma política de segurança eficaz, de acordo com os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Na Angeza temos uma certificação em LGPD e oferecemos treinamentos regulares para manter a sensibilização dos colaboradores em relação ao tratamento dos dados de clientes, prevenindo eventuais falhas no processo.
Ainda no período das enchentes de 2024, contratamos um serviço adicional de backup para que, em eventuais catástrofes naturais, não se perca nenhum dado e a Angeza possa continuar oferecendo atendimento, ou seja, se nossos servidores (que já estão em nuvem) passarem por alguma instabilidade, garantimos a continuidade dos serviços.
O mercado de cobranças em 2025 será caracterizado por uma maior digitalização e personalização com foco na experiência do cliente — interno e externo. As empresas que investirem em inovação e em um relacionamento mais próximo com seus clientes estarão melhor preparadas para lidar com esses desafios futuros.
Estamos prontos para enfrentar cada mudança e ajudar nossos parceiros, credores e clientes em situação de inadimplência a navegar por esses novos cenários!